quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Como Superar os Desafios de Aprender Inglês em Casa.

            
Como eu já comentei em outras postagens aqui do blog, eu estudo inglês sozinha desde 2021.

Ainda não me considero fluente, eu consigo falar o básico, consigo ler muito bem, minha escrita ainda não é muito boa pois os tempos verbais ainda me confundem.

Consigo entender vídeos de professores de inglês, sejam eles brasileiros, americanos, indianos, russos, britânicos etc… aprendi a reconhecer muitos sotaques.

Mas séries, filmes e nativos falando rápido, aí é outra conversa, ainda é um desafio.

Mas mesmo não me considerando fluente e sabendo que ainda tenho um grande caminho pela frente, eu estou orgulhosa do meu progresso, estou orgulhosa do que aprendi durante esses dois anos de estudos.

Você deve estar pensando: “Mas você já estuda a dois anos e ainda não é fluente, como pode se orgulhar?”.

Então, eu me orgulho porque eu faço isso sozinha, sem gastar nem um centavo e sem o auxílio de professores nem de ninguém, eu mesma corro atrás de aulas, canais no YouTube, cursos gratuitos, aplicativos, conteúdos de ensino gratuitos, tudo que preciso para estudar inglês.

E conseguir ler, falar, nem que seja o básico, escrever, entender as aulas que assisto nos mais diferentes sotaques, entender Podcasts, músicas etc… isso para mim é uma grande conquista, e me orgulho disso.

Aprender um novo idioma é um grande desafio, por isso cada etapa que avançamos deve ser comemorada, pois é um passo mais próximo do nosso grande objetivo que é a fluência.

Um grande desafio em estudar um idioma sozinho é não saber por onde começar. E isso aconteceu comigo no início.

Eu achava que tinha que começar pela gramática, aprender a ler e escrever, aprender as regras gramaticais e os tempos verbais. Mas eu estava muito errada.

Essas coisas são importantes? É claro que são, mas não devem ter prioridade acima das outras habilidades que também são importantes na língua inglesa.

No inglês existem 4 habilidades muito importantes, que são: Writing (Escrita) Reading (Leitura) Speaking (Fala) e Listening (Audição).

Essas 4 habilidades são extremamente importantes e devem ser trabalhadas juntas desde o início do aprendizado, coisa que eu não fiz, eu só lia e treinava regras gramaticais.

É claro que isso foi bom pois hoje eu leio muito bem, mas levou um ano para mim perceber que eu só sabia ler, e que estava fazendo errado em não estudar as outras habilidades, as quais eu não sabia nada.

O segundo ano de estudo foi um desafio, assim que percebi que estava estudando errado, eu sabia que tinha que correr atrás do prejuízo, recuperar o tempo perdido e estudar muito para desenvolver as outras 3 habilidades.

Vocês devem estar se perguntando: Por que estou contando tudo isso?

Bem eu estou contando um pouco da minha experiência e dos meus erros, para que você não os cometa também, e acabe perdendo muito tempo estudando da forma errada.

Eu adoraria ter encontrado um conselho assim quando eu comecei, tenho certeza que hoje meu inglês estaria muito melhor.

Descubra os desafios de aprender inglês sozinho, e como transformar esses desafios em oportunidades para melhorar as habilidades em inglês.

Bem, sabendo o que sei hoje, o que eu faria de diferente?

Vamos lá, eu faria TUDO diferente, para começar, eu estudaria todas as 4 habilidades juntas, sem deixar nenhuma para trás.

Depois de notar esse erro nos meus estudos foi exatamente isso que comecei a fazer. Então o que eu faço desde então, e que levou meu inglês para outro nível, foi o seguinte:

🔷Ler em voz alta.

Como mencionei acima eu aprendi a ler muito bem, mas tem um porém, eu lia apenas para mim mesma na minha cabeça.

Esse foi um ENORME ERRO, no dia que eu decidi ler em voz alta, não saia mais do que duas palavras.

 As palavras estavam ali na minha cabeça, na minha boca, eu sabia o que queria falar, mas simplesmente não conseguia.

Mas por que isso aconteceu? Bom, isso aconteceu porque eu não treinei minha fala, minha pronúncia ou os movimentos da minha boca, para ser capaz de emitir os diferentes sons da língua inglesa.

Para nós, não nativos, existem sons da língua inglesa que não conseguimos pronunciar, porque são sons que não somos acostumados pois não existem no nosso idioma. 

E para conseguir pronunciar tais sons, precisamos treinar.

Quando lemos em voz alta treinamos nosso cérebro para que ele associe esses sons, e treinamos os músculos da nossa boca para conseguir se movimentar da forma correta e assim, ser capaz de emitir esses sons. 

Essa é uma ótima forma de começar a destravar a fala.

O que deu certo para mim, foi ler textos, histórias, notícias, e até os comentários nos vídeos do YouTube que estão em inglês eu sempre paro para ler.

Confesso que se tornou um vício ler comentários em inglês, mas ao mesmo tempo, é uma ótima forma de aprender muitas palavras e frases.

🔷Cantar músicas em inglês.

Para mim, mais do que ler em voz alta, cantar minhas músicas favoritas em inglês foi uma estratégia e tanto para conseguir destravar minha fala.

Já falei sobre aprender Inglês com músicas aqui no blog, vou deixar um link no final da postagem caso queira conferir.

No início, a pronúncia das palavras eram difíceis, não conseguia acompanhar a música, pronunciar e mudar rápido as palavras, ou fazer as conexões de palavras sem perder o ritmo, era um verdadeiro desastre.

Mas continuei tentando, ouvindo com atenção a pronúncia e a entonação das palavras, tentando repetir da forma mais parecida possível e seguindo o ritmo da música.

Assim, aprendi a cantar minhas músicas favoritas, e para mim, é uma grande vitória conseguir cantar músicas em inglês, conseguir cantar, entender e sentir a música é realmente incrível.

Depois que comecei a fazer isso eu destravei minha fala em inglês e comecei a pronunciar melhor as palavras, tanto na hora de cantar e falar quanto na hora de ler, a leitura ficou leve e fluída, sem pausas e sem engasgar nas palavras na hora de ler.

 É claro que ainda me deparo com palavras que não conheço ou que não sei pronunciar, mas com a prática, consigo superar esses “desafios” mais facilmente.

🔷Estudar inglês com músicas.

Estudar inglês com música me ajudou a trabalhar as 4 habilidades do inglês juntas.

Como eu faço isso?

  • 🔹 Eu escrevo as letras das músicas em um caderno, assim eu treino a Escrita.
  • 🔹 Eu ouço a música com atenção, assim eu treino a Audição.
  • 🔹Eu leio a letra da música enquanto a música está tocando, treinando assim a Leitura.
  • 🔹E por fim, eu canto junto, e dessa forma eu treino a Fala.
Isso mudou minha maneira de estudar inglês, e deu um salto gigante nessas 4 habilidades juntas.

🔷Ouvir Podcasts.

Ouvir Podcasts em inglês levou meu Listening para outro nível, é claro que ouvir músicas foi o início do meu treinamento dessa habilidade, mas assim que comecei a ouvir Podcasts meu Listening melhorou muito.

Mesmo não entendendo quase nada no início, eu continuei ouvindo pelo menos um podcast por dia, e hoje sempre que ouço eu entendo cerca de 90% do que é falado.

Tem sempre aquela palavra que não conheço ou aquela frase que não consigo entender, mas eu sigo ouvindo, e cada dia que passa, sinto a melhora dessa habilidade tão importante.

🔷Ouvir outros sotaques em inglês.

Quando eu comecei a fazer isso foi por pura curiosidade, meu marido me mostrou uma música de uma banda romena que ele havia encontrado no YouTube.

Nessa música um dos cantores canta em inglês e também em árabe, e dava para notar a mudança na voz do cantor de um idioma para o outro, ele achou isso bem interessante e resolveu me mostrar.

Eu achei muito legal a mudança da voz e também o sotaque deles, e desde então, sempre que meu marido encontra bandas ou cantores não nativos cantando inglês ele me mostra.

Minha playlist já está gigante, além das músicas serem boas, eu ouço outros sotaques, e vou me familiarizando com eles.

Faço o mesmo no YouTube, procuro assistir conteúdos em inglês de falantes de várias partes do mundo, assim eu treino meu inglês, e aprendo a diferenciar e entender os mais variados sotaques que existem na língua inglesa.

🔷Conclusão.

Então, essas foram algumas das mudanças que fiz nos meus estudos desde que percebi que estava estudando errado, se eu pudesse voltar no tempo, eu faria tudo isso desde o início, com certeza meu inglês estaria melhor.

Mas, antes tarde do que nunca, já tem um ano que eu tenho feito essas mudanças na minha forma de estudar e os resultados têm sido incríveis.

É claro que existem outras coisas que estou fazendo para aprimorar minhas habilidades de inglês, mas essas são as principais delas.

Sei que ainda tenho muito o que aprender, tenho muito trabalho e muitos desafios pela frente, e pretendo sempre procurar a melhor forma de superar esses desafios para alcançar a fluência.

E tenha em mente que essa é a minha forma de estudar, e você deve encontrar a sua,
por Ex:
  • Se você se sente mais seguro pagando um curso, ou tendo o acompanhamento de um professor ok, vai em frente, ter um profissional para ensinar, dar informações e apontar a direção certa é muito bom, então faça o que você sentir que é melhor para o seu aprendizado.
  • Mas se você preferir estudar sozinho, com conteúdos gratuitos disponibilizados na internet, no seu próprio tempo, vá em frente também, procure por bons conteúdos de estudo e boa sorte na sua jornada de aprendizado cheia de emoções e desafios!

Aprender algo novo é sempre um desafio, não importa o que seja, as dificuldades virão, e cabe a nós ter dedicação e persistência para superar esses desafios para conseguir alcançar nossos objetivos.

E você, quais são os principais desafios que você tem enfrentado durante seu aprendizado?

Quais das 4 principais habilidades da língua inglesa têm sido mais desafiante para você?

Leia também
:

Segue o perfil do blog lá no Pinterest e fique por dentro de todas as novidades e novas postagens aqui do blog.

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário abaixo!

Se você leu até aqui, muito obrigado, e se este conteúdo foi útil para você considere compartilhar com aquele amigo que também está estudando inglês, e ajude no crescimento do blog. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbo To Be em inglês.

Verbo To Be em inglês.
Tudo que você precisa saber sobre esse verbo tão importante.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.
10 dicas simples que vão ser muito úteis para você no início do seu aprendizado de inglês.

Como manter a motivação nos estudos de inglês?

Como manter a motivação nos estudos de inglês?
Encontre aqui 5 Dicas essenciais e continue avançando rumo a fluência!

Conheça 10 músicas fáceis de aprender em inglês.

Conheça 10 músicas fáceis de aprender em inglês.
Aprenda essas 10 músicas fáceis em inglês, adquira vocabulário e melhore as 4 principais habilidades em inglês juntas.

5 erros que você pode estar cometendo nos seus estudos de inglês.

5 erros que você pode estar cometendo nos seus estudos de inglês.
Descubra 5 erros comuns que podem estar prejudicando seu progresso nos estudos de inglês.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.
10 dicas simples que vão ser muito úteis para você no início do seu aprendizado de inglês.

A Importância de uma Rotina Diária de Estudos de Inglês.

A Importância de uma Rotina Diária de Estudos de Inglês.
Aprenda a criar uma rotina diária e eficaz de estudos, e veja suas habilidades em inglês avançar.

5 Podcasts que vão levar seu inglês para outro nível.

5 Podcasts que vão levar seu inglês para outro nível.
Conheça 5 Podcasts incríveis que vão te ajudar a sair do Nível Básico/Intermediário em inglês!

Estudar inglês em casa: Como superar os desafios de aprender inglês sozinho?

Estudar inglês em casa: Como superar os desafios de aprender inglês sozinho?
Descubra quais são os desafios de aprender inglês sozinho, e como transformar esses desafios em oportunidades para melhorar as habilidades em inglês.