5 Erros comuns que podem estar prejudicando seu Progresso no Aprendizado de Inglês.
Então hoje vamos falar um pouco sobre alguns erros que podem estar prejudicando seu avanço nos estudos, e como corrigir esses erros, para continuar avançando até atingir a tão sonhada fluência.
Há muitos erros que cometemos durante nossos estudos de inglês, e muitas vezes não percebemos que os estamos cometendo, especialmente quando estamos estudando sozinhos.
Eu cometi muitos erros no início do meu aprendizado, o que resultou em um ano de atraso nos meus estudos, pois passei um ano estudando errado e sem ver praticamente nenhum avanço.
Por isso, ser capaz de identificar certos erros logo no início, é extremamente importante para que você possa corrigi-los, e comece a estudar da forma correta, avançando dia após dia nas suas habilidades de inglês.
Então vamos lá para os 5 erros que você pode estar cometendo nos seus estudos de inglês:
1. Uso excessivo de tradução:
🔹Dica de como resolver isso:
Tente pensar em inglês o máximo possível.
No dia a dia, quando for pensar no que você vai fazer, por exemplo, tente pensar em inglês e evite traduzir mentalmente.
Use um dicionário ou um App de tradução apenas para compreender o significado das palavras em inglês, uma vez que você aprende o significado, tente absorver e relacionar o significado com a palavra.
Repita a palavra várias vezes em voz alta, imaginando o significado dela, dessa forma, você não irá decorar a tradução, você irá aprender o significado daquela palavra.
Fazendo isso com frequência, você treina seu cérebro para aprender o significado e não a tradução da palavra.
2. Não praticar a escrita:
Eu sei que muita gente tem pavor de escrever, mas em se tratando de aprender um novo idioma, escrever é uma habilidade muito importante.
E praticar a escrita é fundamental para o aprendizado, principalmente no inglês, onde as palavras são pronunciadas de um jeito, e escritas de outro, o que torna a prática dessa habilidade ainda mais necessária.
🔹Dica de como resolver isso:
Escreva diariamente em inglês.
Separe um caderno apenas para os estudos de inglês e escreva nele todos os dias, você não precisa começar escrevendo logo um texto.
Comece com uma pequena frase, por exemplo:
- Today I woke up early, had a cup of coffee and left for work/school.
Escreva frases curtas e simples no início, e aos poucos, conforme você for adquirindo vocabulário, vá acrescentando mais detalhes.
Escreva suas frases no ChatGPT e peça a ele um Feedback, peça para ele apontar possíveis erros, e a forma correta de escrever, essa é uma ótima forma de praticar escrita em inglês.
3. Não praticar a Fala em Inglês desde o início:
Mais um erro muito comum, principalmente entre os iniciantes, é pensar que deve começar a praticar a fala em inglês só depois que estudar a gramática, inclusive, foi um erro meu.
Passei meu primeiro ano estudando gramática e regras gramaticais, e depois de um ano, percebi que só sabia ler e escrever, e nada mais.
A gramática é importante? Sim, é extremamente importante, mas não deve ter prioridade acima das outras habilidades que são igualmente importantes para o avanço do aprendizado de inglês.
🔹Dica de como resolver isso:
Pratique a fala regularmente desde o início do aprendizado.
Você deve estar se perguntando: Mas se eu comecei a estudar agora e ainda não conheço muitas palavras, não tenho vocabulário suficiente, como eu vou falar?
É simples, quando você for assistir a vídeos de professores ensinando inglês, ou vídeos de frases simples em inglês para iniciantes, repita em voz alta, vá repetindo tudo quanto é frase ou palavra em inglês.
Sempre em voz alta, e quantas vezes for necessário, sempre que você for ler algo em inglês, leia em voz alta, acredite em mim, fazendo isso diariamente você vai aprender a falar em inglês bem rápido.
🔷Leia também:
4. Não revisar e corrigir:
🔹Dica de como resolver isso:
Sempre revise cuidadosamente tudo que for relacionado aos seus estudos.
Seja um texto que você escreveu, uma lição em inglês que você fez ou um áudio que você gravou, busque por erros gramaticais, ortográficos, erros de pontuação ou pronuncia.
Use recursos online, como corretores gramaticais, para ajudar na revisão, eu recomendo usar o ChatGPT, escreva suas frases e peça para a ele para dar um Feedback, apontando seus erros, e mostrando a forma correta de escrever.
5. Medo de cometer erros:
Eu entendo perfeitamente esse medo, eu já senti esse medo de cometer erros sempre quando eu tentava falar em inglês.
🔹 Dica de como resolver isso:
Primeiramente, aceite que cometer erros é parte natural do processo de aprendizado.
Não tenha medo de praticar e cometer erros, pois é assim que se aprende, e sempre que você cometer um erro, levante a cabeça, procure corrigir esse erro, e siga em frente.
Uma ótima forma que eu encontrei para superar meus medos, foi gravar a mim mesma falando inglês, e depois ouvir a gravação e identificar meus erros.
No início era notável o quanto eu tinha medo de errar, eu falava devagar, ficava um tempão tentando escolher as palavras, com receio de usar a palavra errada, era um desastre.
Mas aos poucos fui aceitando que é normal errar, pois se pararmos para pensar, nós cometemos erros até mesmo no nosso próprio idioma.
Quem nunca esqueceu uma palavra ou falou errado na própria língua? É totalmente normal, e cometer erros aprendendo outro idioma é a mesma coisa.
Hoje, quando eu gravo a mim mesma falando e depois ouço o áudio, da para notar a diferença, eu falo de forma natural, com calma, e até dou risada quando falo algo errado, e logo corrijo na mesma hora.
Assim que deixei o medo de lado, minhas habilidades de fala só melhoraram.
Conclusão:
Bom, esses foram os 5 erros que podem estar atrapalhando seu avanço nos estudos da língua inglesa.
Espero que essas dicas possam ser úteis para você, e se você está cometendo alguns desses erros, não entre em desespero, relaxe e comece a corrigi-los, e logo você verá um avanço significativo nas suas habilidades de inglês.
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário abaixo!
Se você leu até aqui, muito obrigado, e se esse conteúdo foi útil para você, considere compartilhar com aquele amigo que também está aprendendo inglês, e ajude no crescimento do blog. Muito obrigado pela visita!