Como Praticar a Fala em Inglês Estudando Sozinho?

Aline N.
0
               Imagem com fundo roxo e moldura decorada, com a pergunta "Como Praticar a fala em Inglês quando está estudando Inglês sozinho?" escrito no centro, representando a postagem de Dicas de Inglês deste post.

6 Dicas Úteis para Praticar a Fala em Inglês Sozinho.

Será que vou conseguir me tornar fluente em inglês sem estar em um País que tenha o inglês como língua nativa?

Eu tenho certeza que você, que está lendo esse post, já se fez essa pergunta pelo menos uma vez desde que começou a estudar inglês.

Talvez no início, quando você estava aprendendo palavras e pequenas frases, aprendendo a gramática e as regras gramaticais, você não tenha pensado muito nisso.

Mas agora que você já tem uma boa base de vocabulário, e a vontade de finalmente falar e se comunicar em inglês está crescendo dentro de você, o medo de não ser capaz de fazer isso deve estar te deixando de cabelo em pé não é mesmo?

Eu entendo perfeitamente esse sentimento, pois estudo inglês e romeno sozinha, e não tenho ninguém com quem praticar.

E quando decidi que era hora de começar a falar, isso me preocupou bastante, mas essa preocupação e esse medo, não me impediram de praticar essa habilidade tão importante, pois o desejo de falar em outro idioma, para mim, é maior do que qualquer medo.

Como vou Praticar a Fala em Inglês se estou estudando sozinho e não tenho ninguém para conversar?

Para responder a essa pergunta de forma mais clara e objetiva, decidi compartilhar com vocês algumas dicas muito úteis que vão ajudar vocês a praticar o Speaking em inglês mesmo estudando sozinho.

São métodos que eu utilizo para praticar minha fala em inglês sozinha, que têm funcionado comigo, e espero que funcionem com vocês também.

🔷Então vamos lá.

1.Fale com você mesmo quando estiver sozinho.

No início, quando decidimos treinar a fala em inglês, é normal nos sentirmos desconfortáveis ou com vergonha de falar inglês na frente de outras pessoas, bate aquela insegurança e aquele medo de cometer erros, e acabamos travando e desistindo de praticar.

Para evitar isso, escolha um momento em que você esteja sozinho, se isso não for possível, escolha um local onde você possa ficar sozinho, pode ser no seu quarto, na área de lazer da casa ou no quintal, encontre um local tranquilo onde você se sinta seguro e confortável.

Pegue um caderno próprio de estudos de inglês e escreva algumas perguntas simples, ou um diálogo curto e simples em inglês, se você estiver sem ideias, você pode usar o ChatGPT para criar perguntas e frases simples para praticar a conversação em inglês.

Feito isso, relaxe, e comece devagar, vai lendo para si mesmo as perguntas e tentando respondê-las com o máximo de detalhes que conseguir, tente ser preciso nas respostas.

 Não adianta perguntar “what is your favorite food?” e responder apenas “Rice and Beans”, por exemplo, procure colocar mais detalhes na sua resposta.

 Eu sei que no início é difícil detalhar tanto as respostas, mas pelo menos faça um esforço para dar o máximo de detalhes possível, se você não sabe como responder, peça exemplos de respostas ao ChatGPT, leia os exemplos e se inspire neles para formular suas respostas.

2. Use o ChatGPT para praticar a fala.

O ChatGPT é um recurso que chegou para facilitar, e muito, a vidas das pessoas em todos os aspectos, e para nós, estudantes de idiomas, esse recurso chegou para mudar a forma como nós estudamos.

 Pois com ele, podemos praticar a escrita, a leitura, a fala, a escuta e muito mais, podemos transformar essa IA em um professor particular.

Usar um recurso como o ChatGPT é muito útil para a praticar do Speaking em inglês, eu particularmente, gosto de praticar com diálogos criados na plataforma. 

 Eu escolho um tema e peço para criar um diálogo com aquele tema, e passo cerca de 30 minutos “Conversando” comigo mesma utilizando o diálogo como base.

Você pode pedir a plataforma para “conversar” em inglês com você, sugira um tema, ou se estiver sem ideias peça para ele sugerir um tema aleatório.

A plataforma vai fazendo perguntas e você vai respondendo em inglês, sempre pedindo para corrigir seus erros, e explicar no que você errou, e como é a forma correta.

Pelo celular, use a função de digitação por voz, com essa função, você pode conversar como se estivesse falando com outra pessoa, deixe a vergonha de lado e fale, responda às perguntas.

E sempre peça um feedback das suas respostas, dessa forma, em pouco tempo você terá mais confiança na hora de conversar.

3. Leia em voz alta. 

A leitura em inglês é uma habilidade muito importante e muito útil se você quer adquirir vocabulário rápido. 

Mas o que muitos estudantes não sabem é que enquanto praticamos a leitura, podemos praticar a fala também, através da leitura em voz alta.

Ler em volta te ajuda a entender melhor o que você está lendo, pois seu cérebro irá absorver melhor as palavras.

E ao mesmo tempo que você está treinando seu cérebro, você está treinando os músculos da sua boca para fazer movimentos e sons que não estamos acostumados a fazer.

Você já deve ter notado que às vezes quando você vai ler em inglês, você se depara com palavras que você simplesmente não consegue pronunciar, não é mesmo? 

Por mais que você saiba pronunciar a palavra, na hora de falar ela não sai, isso acontece porque sua boca e seu cérebro não estão acostumados com o som daquela palavra.

E por mais que você tente, sem prática, será muito difícil para você conseguir falar certas palavras.

E é aí que a leitura em voz alta entra, forçando seu cérebro e sua boca a se acostumar com aquele som, e com o tempo e prática constante, você será capaz de pronunciar as palavras bem mais fácil. 

Por isso sempre que for ler, leia em voz alta, no início vai parecer difícil, mas continue, e você verá o resultado.

4. Grave a si mesmo falando em inglês. 

Essa é uma dica que demorei para colocar em prática, eu já tinha ouvido falar sobre isso, mas relutei em começar, pois tinha vergonha e medo de cometer muitos erros.

E é aí que está o problema, esse medo de cometer erros nos trava e nos impede de fazer coisas importantes e úteis para nosso aprendizado.

Até que resolvi criar coragem e baixei um App de gravação de voz, e foi a melhor coisa que fiz. 

Comecei a gravar a mim mesma “Tentando” falar em inglês, e no início era um Deus nos acuda, eram pausas eternas, esquecia as palavras, esquecia o que estava falando, trocava verbos e tempos verbais, um verdadeiro desastre, quando eu ia ouvir meu áudio, era rir para não chorar.

Mas eu sou teimosa, e não desisti, todo dia eu tentava falar pelo menos um pouco, por uns 3 minutos, e depois ouvia o áudio para identificar os erros, e consertá-los. 

Resultado: hoje meus áudios costumam ter mais de 20 minutos, eu simplesmente não vejo a hora passar, fico ali falando o que fiz, o que eu vou fazer, faço planos ou conto alguma coisa que eu acho legal, talvez algo que assisti etc. 

Eu sei que ainda cometo erros, eu ouço o áudio e consigo identificar alguns erros, mas é notável a minha evolução na hora de falar.

Então se você quer melhorar sua fala em inglês, comece o mais rápido possível a gravar áudios de si mesmo falando inglês, depois ouça seu áudio e identifique seus erros.

Você pode anotar os erros em um caderno para corrigi-los, e na próxima vez que for gravar, use essas anotações como exemplo, para evitar cometer os mesmos erros novamente.

Dessa forma, você vai aprender a forma correta de falar, melhorando seu vocabulário em inglês.

5. Use aplicativos de conversação em inglês. 

Eu particularmente não uso aplicativos para conversar com outras pessoas em inglês, no momento eu estou testando dois aplicativos de conversa com IA, mas essa é uma dica muito útil.

E se você é uma pessoa que gosta desse tipo de aplicativo, e se sente confortável conversando com outras pessoas por aplicativos, vale a pena dar uma olhadinha, não é mesmo? 

Então abaixo vou deixar 4 aplicativos para você conhecer.

🔹FluentU Inglês:

  •  Este aplicativo oferece uma maneira divertida e eficaz de praticar conversação em inglês. Ele inclui vídeos autênticos, com legendas interativas e quizzes para ajudar você a aprender vocabulário e melhorar sua pronúncia.

🔹English Talk: 

  • Adota uma abordagem prática para o aprendizado da língua inglesa. Você realmente fala com outras pessoas reais em chats de áudio ao vivo para melhorar suas habilidades de conversação. Você pode facilmente encontrar um parceiro aleatório e praticar conversas.

🔹HelloTalk: 

  • Este aplicativo conecta você com falantes nativos para conversar gratuitamente. Além de conversas, o HelloTalk oferece ferramentas inovadoras para tornar o aprendizado de um novo idioma divertido e fácil.

🔹Speak: 

  • Uma nova forma de aprender idiomas, o Speak permite que você pratique conversas reais sem precisar de um professor ao vivo do outro lado. Eles utilizam tecnologia de IA para tornar isso possível.

6. Pratique a fala com a técnica de Shadowing.

 A técnica de Shadowing consiste em repetir a fala ou o discurso de outra pessoa, basicamente, você escolhe um vídeo com um tema do qual seja do seu agrado.

E enquanto a pessoa do vídeo está falando, você vai falando junto, tentando ao máximo imitar a forma de falar, a pronúncia e entonação das palavras, e até mesmo a emoção expressada no vídeo.

Você pode imitar, até porque, seria estranho ficar ali apenas repetindo como um robô, você pode se expressar e colocar emoção nas palavras para parecer o mais natural possível.

Então escolha um vídeo, um filme, ou uma série que você goste, ative a legenda em inglês, e vai tentando seguir e repetir o que a pessoa está falando.

No começo vai ser difícil, e se estiver muito rápido para você, diminua a velocidade do vídeo, assista o vídeo no mínimo três vezes, e quando se acostumar e se sentir confortável, volte a velocidade normal, e você verá que se tornou mais fácil de acompanhar.

Conclusão:

Essas foram as 6 dicas que eu tinha para vocês, espero que tenham gostado, e que essas dicas sejam úteis para vocês e para seus estudos de inglês. 

Eu sei que estudar inglês sozinho é difícil, mas como eu sempre digo “É possível”. Continue com o bom trabalho, acredite em si mesmo, e não desista, em breve você atingirá a sua tão sonhada fluência. Boa sorte!

Leia também:
Siga o perfil do blog no Pinterest e fique por dentro de todas as novidades e novas postagens aqui do blog.

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário abaixo!

Se você leu até aqui, muito obrigado, e se esse conteúdo foi útil para você, considere compartilhar com aquele amigo que também está estudando inglês, e ajude no crescimento do blog. Muito obrigado pela visita!

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

Publicidade