quinta-feira, 12 de outubro de 2023

10 Dicas Essenciais para aprender Inglês sozinho.

               
Vou compartilhar aqui com vocês 10 dicas simples, mas de muita utilidade, que irão ajudar no seu aprendizado de inglês, principalmente se você é iniciante.

Querer sempre aprender algo novo é um instinto que está no sangue de qualquer pessoa.

Seja aprender a fazer um café quentinho para tomar toda manhã, uma receita deliciosa para servir à família, ou algo mais complexo como cálculos matemáticos, engenharia, medicina etc.

Seja o que for, o ser humano quer sempre aprender algo novo, seja para agregar ao seu conhecimento próprio, ou para fazer algo que possa servir a outras pessoas.

A vontade de aprender está sempre lá, e se não fosse essa busca pelo conhecimento o mundo não seria o que é hoje.

E com um novo idioma não é diferente, as pessoas sempre buscaram aprender um novo idioma para os mais diversos fins.

Seja para se comunicar durante suas viagens a países estrangeiros ou a trabalho, a busca por aprender uma nova língua sempre existiu.

Essa procura tem aumentado muito nos últimos tempos graças a internet, que se tornou uma fonte de estudo muito importante na vida de quem busca aprender qualquer coisa, inclusive um novo idioma.

No passado as pessoas não tinham muitas opções de estudo como temos hoje, os mais comuns eram os cursos presenciais ou apostilas.

Mas hoje com o avanço da internet, a pessoa que não quiser sair de casa ou pagar cursos para estudar, pode aprender qualquer idioma em casa, pois hoje temos muitas opções de estudo sem sair de casa.

Seja pago ou gratuito é possível estudar sozinho, no conforto de casa e ainda fazer os próprios horários de estudo, e com certeza essa comodidade atrai muitas pessoas para esse caminho que é aprender uma nova língua.

Decidi começar a procurar informações sobre aprender Inglês em casa para ajudar meu filho com os estudos dele, a intenção inicial era apenas encontrar materiais de estudo para ele, mas acabou que eu mesma comecei a estudar inglês.

A internet é um mundo gigante de informações e conteúdos voltados para aprender, uma busca rápida e encontramos aplicativos, canais de professores no YouTube, cursos gratuitos, sites com materiais incríveis e muito mais.

Mas como organizar tudo isso? Quais as dicas para se organizar e conseguir ter resultados nos estudos em casa?

10 dicas simples que vão ser muito úteis para você no início do seu aprendizado de inglês.

Vou compartilhar aqui algumas dicas do que eu tenho feito, e que tem dado super certo pra mim nos quase dois anos em que estou estudando Inglês sozinha.

São dicas simples, mas que fizeram toda diferença nos meus estudos, me ajudando a avançar consideravelmente nas minhas habilidades de inglês, me deixando ainda mais animada para continuar estudando.

🔶Então vamos lá:

1. Procure por conteúdo no YouTube e no Google.

Uma busca rápida no YouTube ou no Google e você vai encontrar diversos canais e sites com conteúdos voltados para aprender inglês.

Você encontra cursos gratuitos, aplicativos, dicas, vídeos para treinar a fala, a escuta, a gramática e a escrita, listas de verbos, materiais para download e muito mais, é uma verdadeira infinidade de conteúdo para te ajudar a estudar inglês sozinho.

🔹Encontre bons sites, aplicativos, e bons canais no YouTube e salve em uma lista.

Como eu disse acima, a facilidade em encontrar conteúdo para aprender inglês é grande, mas, não adianta assistir ou ler qualquer coisa, você precisa de bons conteúdos.

No início é difícil saber exatamente qual canal é bom, qual professor ensina melhor, qual aplicativo tem o melhor método de ensino, ou qual site tem o melhor conteúdo de aprendizado.

Mas com o tempo você vai encontrando os conteúdos e descobrindo qual é o melhor para você.

Tenho postagens aqui no blog de Sites e canais no YouTube que eu utilizo para estudar.

Leia também:

2. Salve todo o material de estudo que achar relevante.

Quando você encontrar bons conteúdos que te agradam, se for no YouTube, crie uma playlist só para os melhores canais que você encontrar.

Crie uma playlist com vídeos de dicas que são úteis para você, para que sempre que você quiser revisar aquele conteúdo, você saiba onde encontrar.

Se for no Google, adicione os sites relevantes para você na Lista de Leitura do Google, assim sempre que você quiser revisar um conteúdo, você pode acessar a lista e encontrar o conteúdo que você salvou. 

Acredite isso facilita muito a vida durante os estudos.

Quando achar aplicativos, faça download e vai testando, faça isso até achar os aplicativos que mais correspondem as suas necessidades, só deixe no seu celular aplicativos realmente relevantes para você.

🔹Conhece o Duolingo?

3. Descubra o seu jeito de estudar.

Você vai encontrar por aí vários posts ou vídeos falando como você tem que estudar, mas a verdade é, quem decide como você vai estudar é você mesmo.

No início eu assistia a vídeos ou lia alguma postagem, e tentava fazer o que estavam falando, pois sempre diziam que aquela era a melhor forma.

Mas com o tempo eu notei que a forma com que outras pessoas estudam e conseguem aprender,é diferente da minha, então criei meu próprio método, minha própria forma de estudar, e deu certo.

Então, tente seguir as Dicas que encontrar, experimente as mais variadas maneiras de estudo, mas faça isso do seu jeito, não tem uma regra específica de como você deve estudar, então crie o método que mais se encaixa com você.

4. Crie uma rotina de estudos.

Criar uma rotina de estudos, ter um horário específico e um momento só seu para estudar vai te ajudar a se concentrar no que você está estudando, facilitando a absorção do conteúdo e melhorando seu aprendizado.

Escolher um horário específico para estudar também é muito importante, escolha se você vai estudar pela manhã, à tarde ou à noite, o horário que se encaixa melhor para você.

Escolha por quanto tempo você quer estudar, mas escolha um tempo que você realmente consiga se sentar e estudar durante aquele tempo todos os dias, não adianta estudar 3 horas em um dia, e nos outros dias não estudar nada, isso só atrapalha seu progresso.

Hoje eu estudo duas horas por dia, mas no início variava bastante, levei um tempo para definir esse horário, mas hoje, é um horário que funciona muito bem para mim.

Então escolha um tempo que realmente seja possível para você cumprir, e com o tempo vai ajustando seu próprio horário de estudo. Eu recomendo iniciar com 30 minutos a uma hora por dia.

Talvez seja útil para você:

5. Tome notas de tudo que achar relevante.

Pegue um caderno e anote todo conteúdo que você encontrar em vídeos ou sites, que você achar relevante, ou que você tenha dificuldade para aprender.

Escreva tudo de forma organizada, sempre colocando um título sobre o que se trata aquela anotação.

Tudo que você escrever vai te ajudar, quando você tiver alguma dúvida, não será necessário pesquisar novamente, é só você ler o que você já escreveu e ir estudando com suas anotações sempre que precisar.

Manter um caderno com conteúdos que você acha relevante para seus estudos é necessário e muito importante.

Pois mesmo depois de anos estudando, vai sempre surgir uma dúvida aqui ou alí, e quando essas dúvidas surgirem, você vai saber exatamente onde procurar respostas.

6. Treine o Listening e Speaking desde o início.

Essa dica que eu vou dar agora é muito importante, eu gostaria de ter encontrado um conselho assim quando comecei a estudar, teria sido muito útil.

Se você é iniciante, comece a ouvir conteúdos em inglês e a falar o mais rápido possível.

Você deve estar pensando: "Mas como vou ouvir e falar se ainda não sei nada de inglês?"

É simples, quando assistir a aulas de inglês no YouTube por exemplo, repita tudo que conseguir em voz alta, não tenha vergonha.

Se o professor falar " I am " ou " I can " por exemplo, fale junto, repita quantas vezes for necessário, seja o que for que estiver sendo ensinado vá repetindo sempre em voz alta.

Gosta de músicas em inglês? Crie uma playlist com músicas lentas e vai ouvindo todos os dias, mesmo que você não entenda absolutamente nada, vai ouvindo, treine seu ouvido, e cante junto.

Mesmo que você não saiba o que está sendo falado, escute com atenção e repita da forma que está sendo falado.

Não gosta de músicas? Tem um canal incrível no YouTube do qual já falei aqui no blog, que tem uma playlist com quase 100 historinhas, do nível iniciante ao avançado.

Chapeuzinho vermelho, Cachinhos dourados, 101 Dálmatas, Mogli, Piratas, Cinderela etc… 

Uma variedade de histórias com ilustração e o mais importante: Narração, você pode começar a ouvir essas histórias no nível Iniciante, que são bem fáceis de entender e ir avançando para os outros níveis. 

No começo vai ser difícil entender, mas seu cérebro vai se acostumando, e não vai demorar muito para você conseguir entender pequenas frases, e com a prática diária logo vai conseguir entender essas histórias com facilidade.

Acredite em mim, se você fizer isso desde o início do seu aprendizado, com certeza você vai alcançar a fluência muito mais rápido.

7. Leia muito.

Leia tudo que encontrar, leia livros, textos, histórias, leia tudo que puder ler em inglês, mesmo que seja 2 palavras, apenas leia.

Aqui no blog eu tenho postagens onde indico sites e aplicativo para leitura, se quiser dar uma olhada, Clique aqui.

Ler é uma ótima forma de adquirir muito vocabulário, tudo que você lê em uma história ou texto fica retido no seu cérebro, na sua memória.

E conforme você for lendo outros conteúdos e se deparando novamente com as mesmas palavras ou frases, seu cérebro vai conseguir associar essas informações mais rápido e mais fácil, dessa forma, você aprende mais rápido.

Eu leio muito, desde o início, sempre lia tudo que via, até comentários em inglês nos vídeos que assisto eu leio, termino de assistir o vídeo e vou ler os comentários, e posso garantir que essa é uma ótima maneira de adquirir muito vocabulário.

8. Leia em voz alta.

Eu posso dizer que no inglês, minha melhor habilidade é a leitura, foi a habilidade que eu desenvolvi mais rápido, leio muito bem tudo que encontro, não traduzo e compreendo tudo que está escrito, tem momentos que a leitura é tão natural que nem percebo que estou lendo em inglês.

Mas tem um problema, eu comecei lendo pra mim mesma, em silêncio na minha cabeça, eu entendia tudo e achava que tava arrasando na leitura, até decidir ler em voz alta, e descobrir que não conseguia pronunciar uma única palavra.

Meu cérebro sabia o que era para falar, eu sabia como falar, mas minha boca não acompanhava e eu não conseguia ler mais que duas palavras seguidas.

Esse foi um problema que me surpreendeu muito porque eu não esperava que fosse assim, eu achava que a partir do momento que eu abrisse a boca, as palavras simplesmente sairiam da forma que eu estava imaginando.

Um enorme engano, depois de um tempo eu percebi que foi um grande erro meu não ler em voz alta.

Mas no momento em que percebi isso, passei a treinar e ler em voz alta todos os dias. No início foi difícil, não conseguia pronunciar as palavras corretamente, a leitura era demorada e cheia de pausas.

Mas depois de um tempo foi melhorando, e hoje eu leio muito melhor, a leitura flui de forma natural com poucas pausas e consigo pronunciar bem as palavras, ler se tornou algo muito mais fácil depois que comecei a fazer isso.

Por isso eu digo pra você, comece a ler em voz alta desde o início, para não ter o problema que eu tive.

9. Aprenda com conteúdos que você gosta.

Encontre algo que você goste de assistir, ler ou ouvir, e passe a fazer tudo isso em inglês, isso torna o aprendizado mais leve e menos entediante no decorrer do tempo.

Digo isso porque sei que é normal as vezes se sentir desanimado com o estudo, parece que começa a ficar exaustivo e aquele ânimo do início parece que começa a ir embora.

Então para isso não acontecer, estude com o que você gosta. Eu por exemplo gosto muito de ler histórias de suspense, então eu pratico a leitura lendo histórias de suspense em inglês.

Gosto de músicas em inglês, então treino meu Listening e Speaking com músicas, vou ouvindo e cantando junto, assim eu estudo inglês e aprendo a cantar as músicas que eu gosto.

E você pode fazer o mesmo, escolha algo que você gosta de fazer, e comece a fazer em inglês, seja lendo, assistindo, cantando, ouvindo ou escrevendo, junte o útil ao agradável para melhorar seu aprendizado e deixá-lo mais leve e divertido.

Tem um post aqui no blog onde eu dou dicas de como estudar com música, e outro onde compartilho dois aplicativos para aprender inglês com música que são muito úteis.

Talvez tenha interesse:

10. Não desista de estudar.

Muitas pessoas que decidem aprender inglês sozinhos, depois de um tempo, por acharem difícil, acabam desistindo.

Aprender um novo idioma é difícil, e eu sei que aprender inglês é difícil, mas talvez você esteja tendo mais dificuldades pois não encontrou as ferramentas certas, os professores certos ou as pessoas certas para te dar apoio, e isso faz você querer desistir.

O que posso dizer a você, por experiência própria é: Não desista, eu sei que é difícil, mas eu também sei que é possível, e se você se esforçar tenho certeza que você vai conseguir, levanta a cabeça e continua em frente, que logo você vai atingir seus objetivos.

Pense consigo mesmo, o tempo não para, você estudando ou não o tempo vai passar, mas cabe a você decidir se daqui a alguns anos, quando o tempo passar, você estará falando inglês ou estará arrependido por ter desistido hoje?
Frase motivacional.
Eu posso garantir que daqui a alguns anos, quando você estiver falando inglês, você vai olhar para trás e ver, que valeu a pena não ter desistido.

Te desejo boa sorte nessa jornada e espero que essas dicas simples que eu compartilhei aqui sejam úteis para você.

Segue o perfil do blog lá no Pinterest e fique por dentro de todas as novidades e novas postagens aqui do blog.

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário abaixo!

Se você leu até aqui, muito obrigado, e se esse conteúdo foi útil para você, considere compartilhar com aquele amigo que também está estudando inglês, e ajude no crescimento blog. Muito obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbo To Be em inglês.

Verbo To Be em inglês.
Tudo que você precisa saber sobre esse verbo tão importante.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.
10 dicas simples que vão ser muito úteis para você no início do seu aprendizado de inglês.

Como manter a motivação nos estudos de inglês?

Como manter a motivação nos estudos de inglês?
Encontre aqui 5 Dicas essenciais e continue avançando rumo a fluência!

Conheça 10 músicas fáceis de aprender em inglês.

Conheça 10 músicas fáceis de aprender em inglês.
Aprenda essas 10 músicas fáceis em inglês, adquira vocabulário e melhore as 4 principais habilidades em inglês juntas.

5 erros que você pode estar cometendo nos seus estudos de inglês.

5 erros que você pode estar cometendo nos seus estudos de inglês.
Descubra 5 erros comuns que podem estar prejudicando seu progresso nos estudos de inglês.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.

10 Dicas Essenciais de como aprender Inglês sozinho.
10 dicas simples que vão ser muito úteis para você no início do seu aprendizado de inglês.

A Importância de uma Rotina Diária de Estudos de Inglês.

A Importância de uma Rotina Diária de Estudos de Inglês.
Aprenda a criar uma rotina diária e eficaz de estudos, e veja suas habilidades em inglês avançar.

5 Podcasts que vão levar seu inglês para outro nível.

5 Podcasts que vão levar seu inglês para outro nível.
Conheça 5 Podcasts incríveis que vão te ajudar a sair do Nível Básico/Intermediário em inglês!

Estudar inglês em casa: Como superar os desafios de aprender inglês sozinho?

Estudar inglês em casa: Como superar os desafios de aprender inglês sozinho?
Descubra quais são os desafios de aprender inglês sozinho, e como transformar esses desafios em oportunidades para melhorar as habilidades em inglês.